domingo, 11 de setembro de 2011

halitose Chooran

Fitoterapia: Chooran - Pó Digestivo
Segundo os ensinamentos e técnicas de tratamento da milenar medicina hindu Ayurvédica, a digestão é um fenômeno vital da existência humana.
Na visão da Ayurveda, uma medicina basicamente fitoterápica e principalmente preventiva, a digestão não é uma atividade ligada somente aos alimentos que ingerimos. Precisamos colocar muita atenção ao quanto estamos digerindo a nós mesmos (culpas, fracassos, medos, inseguranças, impotências e ansiedades), como também todas as nossas relações (amigos, irmãos, pais, filhos, profissionais, desafios, mágoas, ciúmes, iras, invejas, planeta etc.).
Uma vez que o sistema digestivo está ativo e sano, é natural que os demais sistemas também vibrem nesta mesma harmonia, sobrando energia para recebermos inspirações de evolução pessoal, nos plenificarmos e transbordarmos nossa gratidão, harmonia e SerViço (Ser em estado de Viço).
Pensando somente na questão física, acredito que todas as pessoas que apresentam qualquer excesso de gordura corporal estão com alguma deficiência digestiva, pois caso contrário, excessos não estariam acontecendo.
Contudo, se pensamos em questões emocionais, psicológicas e espirituais, acredito que muitos sapos, teias de aranha e lamas no fundo do poço, precisam ser recicladas e passarem novamente pelo sistema digestor.
Assim, nada mais justo que fazermos uso de uma antiga receita desta medicina, cujo propósito é estimular a digestão, e que, obviamente, faz uso de ervas digestivas e limão para o seu preparo.
Todos já passaram por esta experiência: é só pensar ou falar de limão que a boca começa a salivar, certo? Pois bem, a salivação é um sinal de que o sistema digestor foi ligado. O consumo do limão acelera o metabolismo digestivo em cerca de 20%. E pense que a digestão tem começo, meio e fim: inicia-se na boca (salivação e mastigação), passa pelo estômago, fígado, vesícula, intestino delgado e termina no sistema excretor (intestino grosso e ânus).
Portanto, junto com o digerir tudo o que está INDIGESTO, ainda tem a EXCREÇÃO. Certo?
Ou seja: desintoxicaçãooooooooooooo.
Receita do Chooran
Bem, o Chooran é um pó geralmente usado na Índia para melhorar o sistema digestivo. Como o pão de queijo mineiro, existem muitas receitas indianas do Chooran. Mas, vou passar uma bem tradicional, que todos podem preparar facilmente, estando aqui no Brasil ou qualquer parte do mundo.
Ingredientes: 150 g de sementes de erva-doce (1 ½ xícara) + 75 g de folhas ou sementes (secas) de orégano (3 ½ xícaras) + 7,5 g de sal marinho (1 colher de sobremesa) e suco fresco de alguns limões.
Preparo: triture no liquidificador as sementes + o sal até se obter um pó. Transfira o pó para um pirex. Acrescente aos poucos o suco fresco do limão, e vá misturando com uma colher de pau, gulosa (pão duro) ou porcelana, até obter uma pasta molhada. Cubra com um tecido de filó e prenda com pregadores de roupa na borda do pirex. Leve para desidratar ao sol, mexendo a cada 15 minutos para acelerar a secagem que deve acontecer em 30-60 minutos dependendo da intensidade do sol. Volte a pulverizar no liquidificador. Conserve num frasco de vidro escuro com tampa.
Opção de preparo: prepare somente o pó (sem a etapa de adicionar o suco de limão e depois secagem) e adicione o suco de ½ limão na água toda vez que for tomar.
Função, posologia e tratamento: esta é uma alquimia solarizada, um pó usado pela medicina Ayurvédica para estimular e tratar todo sistema digestivo (desde as papilas até a excreção). Durante a mistura com o suco fresco de limão, todas as partículas são envolvidas com a informação terapêutica do limão, intensificando sua ação digestiva. E, com a solarização, cada uma destas partículas será atomizada com a energia (fótons) do sol, potencializando seu poder de desintoxicação, harmonização e cura. Use uma colher rasa (café) desse pó seco com 1/2 copo de água morna + suco fresco de 1/2 ou 1 limão pela manhã em jejum quando não puder tomar o suco desintoxicante. E, logo após as refeições principais (*). Você pode ajudar mais ainda a "exorcizar as gordurinhas e sapos" colocando este pozinho para temperar suas saladas, sanduíches e refeições mais calóricas.
(*) Algumas pessoas se sentem melhor tomando o Chooran 30 minutos antes das refeições. Faça sua experiência.
Para adquirir na loja do Doce Limão clique aqui
Leia mais em: Limão x Sistema Digestivo

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

Limão um santo remédio? Cura gases?


Limão x Sistema Digestivo
O Limão! Esta fantástica fruta apresenta, além das suas várias propriedades de uso externo as seguintes funções terapêuticas de uso interno:
Digestivo - quando ajuda na salivação e prepara o organismo para uma eficiente digestão. Quando pré-digere alimentos mais densos como carboidratos de cadeia longa, proteínas e gorduras;
Adstringente - quando ajuda a eliminar gases, excesso de "gorduras", como também na contenção de hemorragias em cortes ou escoriações. No oculto dissolve diferenças pessoais e interpessoais;
Alcalinizante - junto com o aloe vera (babosa) é um agente de ação instantânea, quando alcaliniza o pH do sangue e de todos os demais líquidos corporais (linfa, líquido crânio sacral, líquidos intra-celulares e instersticiais), via formação de citratos de cálcio, magnésio, ferro, sódio e potássio;
Mineralizante - quando ajuda o organismo a fixar sais minerais como ferro, cálcio e magnésio;
Antibacteriano e antivirótico - um antibiótico natural que contém o avanço de infecções internas, de tecidos e mucosas, inclusive no sistema digestivo, fígado, pulmões, bexiga e rins;
Depurativo - quando ajuda na depuração (limpeza) do sangue e células, acelerando a capacidade metabólica da eliminação de toxinas através dos 5 sistemas excretores.
A maioria das pessoas pensa que, pelo limão apresentar sabor ácido, causa danos ao estômago e, portanto, deve ser evitado no tratamento de todo tipo de acidez ou problemas digestivos.
Entretanto, o limão com seu elevado teor de ácido cítrico e citratos (5 a 7%), uma vez ingerido, deixa de apresentar propriedade ácida porque, estimula a produção de citratos e outros sais orgânicos alcalinos, promovendo rapidamente a neutralização da acidez localizada, do sangue e demais líquidos corporais.
O fato é que o ácido cítrico do limão, facilmente transformado em citratos, age como um bloqueador de prótons, ou seja, um Omeprazol Natural. O Omeprazol é um remédio alopático cuja função é bloquear prótons (acidez). O suco do limão, com seu elevado teor de ácido cítrico (5 a 7%), é um agente complexante e tamponante, que funciona como um bloqueador de prótons "natural", neutralizando sites ácidos, estabilizando o meio em pH levemente alcalino. A vantagem do limão sobre o Omeprazol são muitas porque ele vai muito além de somente sequestrar prótons. Fazendo uma analogia, tal propriedade só "abaixa a febre", não cura a "infecção".
Assim, comparando somente esta função, o ácido cítrico do limão neutraliza a acidez e ESTABILIZA o meio num pH levemente alcalino. A esta estabilidade dá-se o nome de "tamponar". E, na condição levemente alcalina ocorre a dificuldade para a presença de bactérias, ou seja, o limão acumula a função de ser um antibiótico natural.
O limão funciona também como um cicatrizante das mucosas agredidas pela acidez, proporcionando um ambiente favorável à cura das úlceras. Por último, o suco natural e fresco do limão atua como um agente adstringente (detergente), dissolvendo gorduras , ou seja, ajudando na digestão das gorduras (etapa lenta) e evitando grandes formações de gases, um fenômeno comum nas síndromes como azia, refluxo esofágico e constipação.
Enfim, com uma sábia orientação terapêutica e o consumo diário de limão (idealmente 1 unidade) consegue-se prevenir, amenizar e até curar doenças reputadas como incuráveis.
O uso interno das diversas formas saudáveis de preparo do limão é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo.
Adequadamente usado, o limão tem o poder de cicatrizar as úlceras do estômago e evitar a sua formação, pois destrói os germes e as bactérias nocivas que contribuem para gerar as ulcerações.
O limão combate as fermentações e os gases, tão comuns em problemas digestivos causados por mastigação inadequada, ou também pelo consumo excessivo de açúcar, frituras e alimentos muito industrializados. Mas cabe um alerta: não vale sabotar diariamente a sua alimentação e depois usar o limão como antídoto, pois desta forma o limão irá aos poucos perder sua função.
Combate dores de estômago, ventre e rins, bem como a falta de secreção de sucos pelas glândulas da boca e do estômago.
Quem consome o limão diariamente neutraliza e controla o excesso de bile, fazendo um bem extraordinário ao fígado, além de lubrificar as paredes da vesícula, evitando a formação de pedras no seu interior. Ajuda no tratamento das infecções e demais dificuldades hepáticas. É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema biliar, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.
Interessante ressaltar que a milenar medicina Ayurvédica, a mãe de todas as medicinas, trata a maioria das dificuldades digestivas com receitas à base de limão. Vejamos o que ela sugere para tratar:
Ajudar na digestão de todas as pessoas: após as refeições principais tomar 1 xícara (chá) de Chá Desintoxicante e Digestivo.
Acidez ou gastrite: em jejum, após as atividades matinais de meditação, tomar o suco fresco de 1 limão diluído em meio copo de água morna e uma colher chá de Chooran (ver receita abaixo).
Indisposição estomacal ou indigestão: tomar o suco fresco de 1 limão num copo cheio de água morna, ao qual foi adicionada uma pitada de sal preto ou marinho e uma pitada de pimenta do reino preta moída na hora. Vale também uma colher chá de Chooran (ver receita abaixo).
Náusea: cortar 1 limão ao meio e aquecer as 2 metades com a parte aberta sobre uma frigideira aquecendo-as até que ferva o suco dentro da fruta. Salpicar sal marinho sobre uma das metades e mel sobre a outra e chupar o suco de ambas as metades.
Azia: espremer o suco de 1 limão em meio copo com água fresca e beber imediatamente.
Halitose: tomar o suco fresco de 1/2 limão diluído em meio copo de água morna e 1 colher chá de Chooran (ver receita abaixo) após a refeição matinal e refeições principais, totalizando 3 vezes/dia. Temos depoimentos de curas impressionantes, inclusive de animais.
Colite: tomar 3 vezes por dia um copo de água fresca com o suco de meio limão.
Dor de estômago: CHOORAN = pó digestivo: bata no liquidificador 75 gramas de sementes (ou folhas secas) de orégano + 150 gramas de sementes de erva-doce + 1 colher de sobremesa de sal marinho. Moa os 3 juntos até obter um pó fino. Coloque o pó sobre um pirex, junte o suco fresco de 3-4 limões sobre o pó obtido e misture (com uma colher de pau ou cerâmica) até obter uma pasta. Cubra com um filó e deixe secar no sol. Triture novamente no liquidificador e guarde num frasco escuro com tampa. Acrescente a meio copo de água morna 1/2 colher de chá deste pó, mexa e beba logo após uma refeição principal ou um lanche pouco saudável. Pode ser pulverizado também sobre saladas, arroz, patês e outros alimentos da refeição.
Problemas digestivos crônicos: ver em picles indiano de Limão
Leia também: Fitoterapia: Chooran - Pó Digestivo
Fitoterapia: Chá digestivo e desintoxicante
Boletins Doce Limão: Maio 2010 - Receitas Digestivas e Outubro 2009 - D I G E RIR é preciso!
Fontes: O Poder de cura do Limão - Conceição Trucom - Ed. Alaúde
Dhanwantari - Harish Johari - Ed. Pensamento
Atenção: este texto é para esclarecer. Entretanto, as dosagens, quantidades, horário, freqüência e demais explicações do correto uso do limão é que darão a possibilidade de sucesso nos tratamentos de prevenção e cura. Como qualquer medicamento, o poder de cura do limão não está num uso esporádico e inadequado, mas no seu uso correto e freqüente.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.






Gases, flatulência, eructação, arrotos
Gases e flatulência costumam ser indicação de constipação, como também FALTA das enzimas digestivas. Bem, o açúcar e demais alimentos refinados são danados para destruir tais enzimas. Alimentos cozidos também são zerados de enzimas. Assim, é prudente reduzir tais alimentos ricos em açúcar e refinados.
Uma dinâmica que podes iniciar imediatamente é o consumo de 1/2 copo de água morna + suco de 1 limão em jejum e repetir esta dose 30 minutos antes das refeições principais.
Após as refeições te indico um chá digestivo, que contenha ervas como hortelã, erva-doce ou dente de leão que são carminativos, portanto evitam a formação de gases. Entretanto são paliativos. O ideal é trabalhar em conjunto com a causa.
A massagem no abdome para acelerar a desintoxicação e acordar a peristalse também. Muitas pessoas vão todos os dias ao banheiro, porém estão evacuando algo que comeu 1 semana antes, entende? Isso é péssimo, motivo pelo qual por qualquer motivo terá flatulência. Um pouco mais de açúcar refinado e tchau, só piora.